de 0 avaliação
1 Hora
Tour Diário
1 pessoa
Português
O passeio está localizado há 40 quilômetros do centro de Paulo Afonso, sendo 15 quilômetros de estrada de terra do Povoado Riacho até o povoado de Malhada da Caiçara, onde encontra-se a casa em que Maria Bonita morou antes de fugir com o bando de Lampião. Transformada em museu, ali podem ser contemplados objetos, referências e reproduções de fotos do cangaço. Distante 25 quilômetros de Paulo Afonso, , encontramos um pequeno e belo conjunto de construções populares, em meio à paisagem rústica do semiárido baiano, Ali se encontram as ruínas da casa de dona Generosa, coiteira de Lampião, famosa por promover bailes perfumados que atraíam os cangaceiros pelo sertão.
O conjunto engloba ainda uma capela com um cruzeiro em frente ao cemitério contíguo. Logo adiante, mais três casas. Dona Generosa então preparava o baile para o rei do cangaço e seu bando. Generosa Gomes de Sá, que morreu na década de 1950, aos 114 anos de idade, “contratava as mulheres e os músicos e fazia os bailes. O que a gente chama de forró, eles chamavam de baile. No local se destaca os símbolos esculpidos pela coiteira na capela, que são as mesmas estrelas que aparecem nos chapéus dos cangaceiros.
As casas e a capela foram construídas por dona Generosa em 1900, que contratou pedreiros de Pernambuco para fazer o adobe, pois na região se erguiam imóveis apenas de taipa.
O passeio se inicia no NAT – Núcleo de Atendimento ao Turista, localizado no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, antigo aeroporto de Paulo Afonso, seguindo pela BR 110 após percorrer 25 kms, chega-se ao Povoado Riacho onde encontramos as ruínas do Complexo Arquitetônico de Dona Generosa, coiteira de lampião que era responsável por preparar os bailes perfumados da região. Seguindo por mais 15 kms. chega-se ao povoado Malhada da Caiçara, onde encontra-se a Casa onde nasceu Maria Gomes de Oliveira, a Maria do capitão.
Deixe um comentário